domingo, 4 de dezembro de 2016

Relatório do projeto "Física e Traquinagem"

    Relatório final do projeto "Física e Traquinagem"
    Dada a proposta de um projeto de final da disciplina, já decidimos que seria algo para formação de professores, e que ao menos em seu início não seria um protótipo e sim algo que pudesse ser continuado após o término da disciplina.
    Após serem discutidas as formas possíveis e dentre elas, quais as mais viáveis, decidimos por estruturar um blog, devido a facilidade de uso, linearidade na construção dos tópicos e pela sua possível organização por temas e facilidade de incorporação de mídias de outras fontes.
    A temática central do blog é o uso criativo dos recursos disponíveis para a elaboração de aulas 'não-tradicionais', com um enfoque mais intenso na apresentação de experimentos de baixo custo, com propostas de trabalho em sala de aula, desde discussões do tema até sobre questões mais abertas sobre a atividade experimental.
    O produto final do nosso projeto é o blog 'Física e Traquinagem' que se encontra em
https://fisicaetraquinagem.blogspot.com.br/ .

    A precariedade de recursos nas escolas públicas estaduais é em média uma realidade bastante comum em todo o país, e isso acaba por prejudicar a escola e todos os envolvidos com a escola das mais diversas formas. Na tentativa de mitigar o efeito desta precariedade sobre as aulas de física em específico,  decidimos por desenvolver materiais com enfoque no público docente, abordando temas variados de física.
    As principais diretrizes que nos guiaram neste trabalho foram que toda atividade ou experimento proposto deve ser ou ter alternativas de baixo ou nenhum custo para que o professor o desenvolva em sala de aula se estar 'pagando para trabalhar', todo material desenvolvido acompanha um texto com propostas de discussão fora do óbvio apresentado pelo experimento, buscando desenvolver um olhar mais crítico sobre a Ciência de forma geral, e todos os posts apresentados no blog devem contar com material multimídia de forma a deixa-lo mais interessante.
    Apesar de o público central ser professores de física, durante a elaboração desde o layout até os conteúdos foi levado em conta que a maioria das pessoas que lecionam física no ensino médio não possuem formação em Física, além do fato de termos na medida do possível tentado deixar todo o material acessível todos que tenham interesse por física.
    A plataforma escolhida para a construção do blog foi o Blogger, devido a praticidade e popularidade da plataforma.
    Os temas iniciais que escolhemos abordar foram: oscilações, molas e pressão atmosférica. Nos três casos desenvolvemos e apresentamos um tutorial de como construir os experimentos da forma menos custosa possível.
    Ainda sobre os temas, buscamos escolher temas que quando estudados em sala se resumem a apresentações pouco visuais sobre o tema de forma que toda a física se perde em algumas regras de proporções entre grandezas, o que para nós é um dos grandes problemas do ensino tradicional de física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário