E aí pessoal, tudo bem com vocês?
Hoje vamos falar sobre molas!! E não só falar, vamos entender e mostrar formas de explicar
como elas se comportam nas situações que costumamos ver nos livros mas que infelizmente acabam
se resumindo geralmente ao estudo da lei de Hooke, seja com a força peso ou com alguma outra força
externa sendo aplicada a moda.
Nesse experimento precisamos de poucas coisas, e como todos os experimentos que propomos
aqui, esses materiais são ou fáceis de se obter em casa ou de baixíssimo custo.
Mas enfim, chega de falatório e vamos por a mão na massa!!
Materiais:
para cada kit desse experimento precisaremos de:
-1 suporte
-Algumas molas (molas pequenas, com Ks diferentes para deixar a atividade mais interessante)
-Algumas massas (Cuidado!! Teste antes para garantir que não haja massas grandes o suficiente para estragar as molas.
-1 Instrumento de medida de comprimento (idealmente um paquímetro, mas uma régua é mais que suficiente.
Montagem:
Basta montar como nos livros, prendendo a mola no suporte e suspendendo as massas
na extremidade inferior da mola de forma que tenhamos um deslocamento da posição de equilíbrio.
Partindo daí podemos verificar o K das molas, caso esteja disposto a perder algumas molas testar os limites delas e discutir com os alunos, trabalhar a discussão do modelo (Comparar P=m.a com F=k.x agindo na mola). A atividade mais comum e bastante interessante de se desenvolver com este experimento é a de distribuir alguns conjuntos semelhantes com diversas molas de K conhecidos pelo professor e orientar os alunos para que descubram o K da mola e discutir os possíveis valores diferentes obtidos para uma mesma mola e a partir daí discutir a ideia da equação como um modelo.
É isso aí pessoal, esse foi o nosso post sobre molas.
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